House of the rising sun – A música misteriosa

Ninguém sabe ao certo quem escreveu e nem qual a real história dessa música. Fanáticos por terror provavelmente ouviram e se apaixonaram por essa música pela primeira vez na série American Horror Story – Coven (terceira temporada).

A música conta a história de uma mulher (ou um homem, como na versão da banda britânica “The Animals”) que perdeu tudo em Nova Orleans.

Acredita-se que esta casa do sol nascente tenha sido uma casa de jogos e prostituição, onde várias pessoas perderam tudo.

Na perspectiva feminina, gravada pela cantora Lauren O’Connell (e mais conhecida pelos amantes de terror), dá-se a entender que a protagonista da história seria uma possível prostituta da casa do sol nascente, a qual pede para sua mãe falar para sua irmãzinha não fazer a mesma coisa que ela havia feito:

Oh, Mother, tell my baby sister not to do what I have done…

E na perspectiva masculina, entende-se que o protagonista é alguém que perdeu tudo nos jogos e no prostíbulo existente nesta casa.

Esta música foi gravada em estúdio pela primeira vez em 1933 com o nome “Rising Sun Blues”, mas há relatos de que já era cantada por mineradores em 1905.

Após a gravação de 1933, ela foi gravada por diversos outros artistas nas mais diversas versões. A versão mais famosa é da banda britânica “The animals”, na qual foi gravada retratando a história de um homem.

Rumores dizem que esta música foi escrita no século XIX, e que a casa relatada na música é uma casa de 3 andares construída em 1899 em Nova Orleans. No primeiro andar desta casa ficava um saloon (uma espécie de bar), e no andar de cima se encontrava um prostíbulo e um local para jogos de azar (o que fazia todo mundo sair falido de lá).

A casa do sol nascente.

Por mais que essa casa exista até hoje, não há documentos que provem que esta casa seja realmente a casa descrita na música. Não há nem mesmo algo que prove que a casa da música realmente tenha existido um dia.

Essa é apenas uma das hipóteses da história real da música House of the rising sun. Não sabemos ao certo sua veracidade, mas independente da existência ou não desta casa tão misteriosa, na minha opinião, a versão da Lauren O’Connell é a melhor. Sem contar que se tornou um tema para a terceira temporada de American Horror Story. É impossível ouvir esta música e não lembrar de cenas épicas desta temporada.

Veja a letra completa e a tradução da versão cantada pela Lauren O’Connell:

House of the Rising Sun

Casa do Sol Nascente

There is a house in New Orleans
Há uma casa em New Orleans

They call The Rising Sun
Eles a chamam de Sol Nascente

And it’s been the ruin of many a poor girls
E tem sido a ruína de muitas pobres meninas

And God, I know I’m one
E Deus, eu sei que eu sou uma delas

My mother was a tailor
Minha mãe era costureira

She sowed my new blue jeans
Ela costurou meus novos jeans azuis

My sweetheart he was a gambler, oh, Lord
Meu namorado era apostador, oh, Deus

Down in New Orleans
Em New Orleans

Oh, mother, tell my baby sister
Oh, mãe, diga a minha irmã

Not to do what I have done
Para não fazer o que eu fiz

But shun that house in New Orleans
Mas esquivar-se da casa em Nova Orleans

They call The Rising Sun
Que eles chamam de Sol Nascente

Is my one foot on the platform
Um de meus pés está na plataforma

The other is on the train
O outro está no trem

I’m going back to New Orleans
Estou voltando para New Orleans

To wear that ball and chain
Para usar aquela bola e a corrente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *