Wicca: O que é e qual sua origem?

Olá, povo assustado. 

Após algumas semanas sem publicações, estou de volta para falar sobre Wicca!

Acredito que muitos que leem o blog diversas vezes se perguntaram se bruxaria realmente existe ou se foi apenas uma justificativa da igreja católica para dizimar várias vidas não “crentes” no período da inquisição. Também é provável que você já tenha se deparado com a palavra “Wicca” ao pesquisar sobre bruxarias, principalmente sobre bruxaria moderna.

E é exatamente isso que a Wicca é, uma religião neopagã politeísta que acredita no sobrenatural e realiza “bruxaria”.

Embora exista um certo preconceito relacionado ao termo “bruxaria”, o ato de se realizar rituais mágicos não deve ser considerado algo maléfico. Algo que tomou posse do pensamento comum é de que bruxaria somente serve para fazer o mal ou para se auto beneficiar, desta forma obtendo vantagens em relação aos outros.

Entretanto, bruxaria nada mais é do que uma crença assim como qualquer outra e, assim como qualquer outra religião, ela pode ser “utilizada” para o bem ou para o mal. Um exemplo: se você é cristão e acredita em oração, você pode tanto orar para o bem de uma pessoa quanto para o mal. Se você é um bruxo, você pode realizar tanto um ritual para o bem quanto para o mal de alguém.

A religião Wicca, por sua vez, realiza práticas de magia branca, ou seja, uma magia pura, voltada exclusivamente para o bem. Seus feitiços consistem em alterar o mundo físico através de suas crenças, seja para cura, fertilidade, proteção e até mesmo para banir energias negativas”. Um lema para a Wicca é: “Nós só fazemos o bem sem prejudicar ninguém”.

Um aspecto muito importante desta religião é seu amor pela natureza. A crença dos wiccanos se resumem na natureza, tais como os quatro elementais: fogo, ar, água e terra, não acreditando em entidades divinas ou infernais como anjos e demônios. 

Não se sabe ao certo quando a religião Wicca foi iniciada, mas sabemos que se tornou popular no século XX através de Gerald Gardner, que alegou ter resgatado esta crença e que supostamente seria muito antiga, existindo antes mesmo da religião cristã.

Você se interessou pela crença wiccana? Deseja saber mais ou aprofundar seus conhecimentos? 

Que tal realizar um curso Wicca online?

Clique aqui para saber mais sobre o curso.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *